Home Saúde Pesquisador explica 5 razões para usar máscara mesmo com flexibilização

Pesquisador explica 5 razões para usar máscara mesmo com flexibilização

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

O Governo Federal finaliza um estudo para flexibilizar o uso de máscaras no país. A orientação vai considerar parâmetros como taxas de transmissibilidade, vacinação e demanda por leitos de terapia intensiva. Mas ainda que seja uma decisão política, será que devemos realmente deixar de usá-las? Para o pesquisador Marco Horta do Instituto Oswaldo Cruz da Fiocruz a resposta é não, isso porque o uso da máscara faz parte de um tripé de medidas de controle e essa é a primeira razão de porque devemos usar máscara.


A segunda razão toma com base países que flexibilizaram o uso da máscara. Israel por exemplo enviou a decisão após observar o aumento das transmissões de coronavírus

Ainda assim podemos pensar “Estou vacinado então está tudo bem”. A resposta é novamente não. O pesquisador lembra que há relação entre o aumento de pessoas vacinadas e a menor taxa de transmissão. E que o próprio país experimenta esse quadro no momento. A terceira razão portanto é que a vacina não dá cem por cento de cobertura ainda que evite quadros mais graves da doença.

Não se convenceu ainda Marco Horta apresenta a quarta razão para não deixarmos de usar as máscaras de proteção.

Pesquisador da Fiocruz ainda lembrou que as máscaras mais grossas conhecidas como FF2 ou N noventa e cinco tem o poder de proteger da transmissão aérea. Por isso são tecnicamente conhecidas como equipamento de proteção individual. Então a quinta razão e essa é válida para quem usa esse tipo de máscara é que também protege o usuário caso esteja em contato com alguém contaminado.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Outubro Rosa em Rebouças:  Confira o calendário de dias e horários para a realização de exames

O mês de outubro é marcado pela campanha do Outubro Rosa, uma iniciativa mundial voltada p…