Home Notícias Regionais Rebouças é a primeira cidade no Brasil a receber o projeto que visa erradicar a desnutrição

Rebouças é a primeira cidade no Brasil a receber o projeto que visa erradicar a desnutrição

0

O foco do projeto é em regiões rurais, justamente pelo incentivo à produção local dos ovos e distribuição nas comunidades do entorno.
A definição das primeiras cidades participantes do projeto, no Brasil e no Peru, foi feita após uma criteriosa análise. O foco do projeto é em regiões rurais, justamente pelo incentivo à produção local dos ovos e distribuição nas comunidades do entorno.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Segundo Luiz Leite, foi identificado na região rural do Paraná e em Lima, no Peru, uma situação de desnutrição e o atendimento aos cinco critérios estabelecidos pelo projeto. “São eles, a existência de granjeiros com ativos e capacidades necessárias; a experiência com galinhas poedeiras; a parceria com uma granja capaz de auxiliar no projetos e que compartilhasse com os valores de negócios sociais da DSM; ser uma zona com comprovação clínica e estudos de desnutrição com mulheres férteis e crianças, além de estar em um país onde o consumo do ovo já exista”, explica.
A DSM, empresa global de origem holandesa voltada para a saúde, nutrição e biociência e maior fornecedora mundial de vitaminas e micronutrientes, recentemente lançou o projeto Bem Viver e Nutrição (B.E.N.), após a conclusão do formato piloto em Rebouças, interior do Paraná, e Lima, no Peru. O objetivo é gerar renda para famílias carentes em comunidades rurais, e nos próximos dez anos, erradicar a desnutrição de 1 milhão de crianças e de mulheres em idade fértil em todo o brasil, e de 2 milhões de pessoas com nível de desnutrição acima de 30% e de mulheres com nível de anemia acima de 50% nos dois países.

CONTINUA APÓS PUBLICIDADE

Luiz leite, diretor do projeto B.E.N., pela área de Produtos Nutricionais da DSM, conta que no brasil, são nove granjeiros participantes até o momento. “Atualmente são produzidos 45 mil ovos diários no Brasil e no Peru, sendo 20 mil na região de Rebouças. No Brasil estão sendo beneficiadas mais de 12 mil crianças em idade escolar e pretende-se chegar a 30 mil pessoas das doze cidades da região de Rebouças”, afirma Leite.
Em Rebouças, o Projeto B.E.N. conta com um importante parceiros para a realização dessa ação, a Golden Ovos, empresa paranaense que atua na organização de agricultores familiares, produção, gestão e comercialização de ovos caipira. “A instituição é responsável pela organização de uma rede de pequenos produtores, fornecimento de insumos, equipamentos, treinamentos e suporte, uma vez que nosso intuito não é somente gerar o aumento na renda dos familiares, mas auxiliá-los na gestão financeira, gerando um desenvolvimento socioeconômico efetivo e perene”, comenta.
Os pequenos produtores que aderiram ao projetos já receberam um treinamento específico quanto à produção de ovos, alimentação e bem-estar animal, bem como de gestão empreendedora.
(beneggsbr)

Comentários estão fechados.

Veja Também

Rio Azul se destaca como a cidade mais iluminada da região com modernas luminárias de LED

Por: Clayton Burgath – jornalista O prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski (PSD), de…