Home Notícias Regionais Rebouças- Programa de contratação de jovens tem alteração em sua modalidade

Rebouças- Programa de contratação de jovens tem alteração em sua modalidade

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

Até o momento, poucas empresas estão cadastradas e o prazo vai até o dia 20 de maio

Por: Clayton Burgath – jornalista

A Secretária de Administração e Finanças, Nara Cassiane C. Paluch, comentou sobre o programa de contratação que tem sido uma oportunidade para os jovens terem seu primeiro contato com o mercado de trabalho e ainda conseguirem uma qualificação técnica. O “Primeiro Emprego”, programa que é uma parceria com as empresas do município, está em vigência desde 2022 e agora entra em seu terceiro ano.

A secretária ressalta que este ano, a mudança é que não haverá cadastramento dos jovens. Apenas as empresas farão o cadastro e terão a livre escolha de apresentar o jovem aprendiz ao município para verificar se eles se encaixam nos requisitos do programa. “Até o momento, poucas empresas estão cadastradas e o prazo vai até o dia 20 de maio”, frisa a secretária.

Cassiane pede que as empresas interessadas vão até a Prefeitura para fazer o cadastro. “As empresas que participaram do programa em 2023 também precisam se recadastrar para continuar no programa de 2024. O número de vagas é de 25 para as empresas”, comenta Cassiane.

De acordo com ela, este ano, a preferência será dada às novas empresas. Caso o número de vagas não seja preenchido, as empresas que já participam terão direito a continuar no programa. Se o número de inscrições ultrapassar 25, será realizado um sorteio entre as empresas cadastradas.

“A prefeitura está pagando 650 reais para o funcionário que trabalha 8 horas por dia e metade desse valor para 4 horas. Existem casos de algumas empresas que têm uma carga horária um pouco diferente, então é feita a proporção de acordo com a carga horária trabalhada”, adianta Cassiane.

Nesse programa, os jovens devem ter entre 16 e 25 anos e não podem ter tido registro em carteira, ou seja, deve ser o primeiro emprego. Registros de até três meses não são considerados como registro efetivo, sendo considerado aquele período de experiência. Portanto, esses jovens também podem ser enquadrados nas regras do programa.

A Secretária Cassiane orienta que os jovens aguardem até o dia 20, quando será divulgada a relação das empresas. Após isso, será feita a seleção para verificar se as 25 vagas serão preenchidas e será publicada a lista das empresas que realizaram o cadastro.

“Os jovens que se encaixarem nos requisitos poderão procurar as empresas ou até mesmo a prefeitura, que estará orientando-os a procurar as empresas que se cadastraram para ver se conseguem o emprego. A divulgação será feita na página do município, Instagram, Facebook”, informa  Cassiane.

A Secretária mencionou que alguns jovens já  levaram currículos e ela anotou o contato. Eles serão contatados para repassar as empresas para preencher todos os requisitos, todas as vagas e dar sequência ao programa este ano.

Cassiane ressalta que a dificuldade dos jovens é que às vezes as empresas exigem uma experiência, mas como ter experiência se nunca trabalhou? “Além disso, o programa não exige qualificação técnica, sendo bastante tranquilo. Basta se encaixar no perfil da empresa, ter a idade correta e não ter tido registro em carteira”, lembra Cassiane.

O prazo para inscrição é até o dia 20 de maio. O programa foi aberto no dia 22 de abril, sendo que o Poder Executivo queria começar a pagar a partir do mês de junho. Portanto, até o final do mês, a documentação das empresas será reunida, elas apresentarão o funcionário e a tentativa será de fazer o pagamento da primeira parcela já no mês de junho.

Imagem: PMR

 

Comentários estão fechados.

Veja Também

Rebouças-Coordenador de Vigilância de Saúde alerta para cuidados contra a dengue nos cemitérios do município

Felipe Homiak destaca a importância de evitar acúmulo de água durante o Dia de Finados e p…