Home Notícias Regionais Rebouças – Secretária da Assistência Social anuncia novo avanço na proteção às vítimas de violência com o apoio da Secretaria da Mulher

Rebouças – Secretária da Assistência Social anuncia novo avanço na proteção às vítimas de violência com o apoio da Secretaria da Mulher

0

Trata-se da implantação do Posto Avançado de Orientação às Vítimas de Violência e Violação  dos direitos 

Por: Clayton Burgath – jornalista

Rebouças acaba de dar um passo significativo na defesa das mulheres, idosos e crianças vítimas de violência. O município implantou um posto avançado de orientação às vítimas de violência e violação dos direitos, localizado na Delegacia de Polícia Civil. O novo serviço, que atende também a cidade de Rio Azul, é um marco nas políticas públicas de proteção e acolhimento, como destacou a Secretária de Assistência Social e da Mulher em Rebouças, Erlindes Valigura.

“Desde que estou à frente da secretaria, há um ano e dois meses, temos lutado por essas políticas públicas. Quando veio esse recurso da Secretaria da Mulher do Estado, imediatamente pensamos em criar esse posto avançado”, afirmou a secretária, ressaltando o esforço contínuo em fortalecer o apoio às vítimas de violência.

Recursos investidos e estrutura

O projeto, viabilizado por meio de um recurso de R$ 70 mil, tem como objetivo proporcionar um atendimento completo às vítimas de violência, principalmente mulheres. “Esse recurso veio para custear reformas, a construção de salas e a compra de equipamentos. Nosso profissional é pago com recurso próprio, mas as demais despesas, inclusive capacitações, são cobertas por essa verba”, explicou Erlindes Valigura. O posto avançado foi inaugurado no dia 1º de outubro e já está em pleno funcionamento, em uma sala na Delegacia de Polícia Civil de  Rebouças.

Acolhimento e atendimento diferenciado

Uma das grandes inovações do projeto é o acolhimento personalizado às vítimas. A profissional responsável pelo atendimento no posto avançado é uma pedagoga, com vasta experiência adquirida no CREAS. “Ela já está atendendo tanto vítimas da nossa comarca, formada por  Rebouças  e Rio Azul, orientando as vítimas sobre os caminhos que devem seguir, como buscar medidas protetivas ou apoio psicológico. Essa orientação inicial é fundamental para que as vítimas se sintam amparadas”, enfatizou a secretária.

A iniciativa também contempla um espaço Kids, onde as crianças podem ficar enquanto suas mães são atendidas, garantindo um ambiente seguro e acolhedor. “Esse cuidado de não expor as crianças aos relatos é uma parte importante do nosso trabalho de acolhimento”, acrescentou Erlindes.

O crescimento da demanda

Desde sua abertura, o posto avançado já tem registrado um aumento expressivo no número de atendimentos. “A mulher se sente mais segura sendo atendida por outra mulher, o que aumenta a confiança para relatar sua situação. Hoje mesmo (21/10), nossa equipe, junto com a Polícia Militar, ajudou uma mulher a retirar seus pertences de casa”, comentou a secretária, reforçando a importância de um atendimento humanizado e especializado.

Violência doméstica e novas iniciativas de prevenção

A violência doméstica contra a mulher é o tipo de agressão mais comum atendido pela secretaria, mas, segundo Erlindes Valigura, também há um número preocupante de casos envolvendo idosos e crianças. “Temos um número elevado de violência sexual contra crianças e adolescentes em nossa cidade, e isso precisa ser enfrentado com urgência”, disse a secretária.

Além de atender as vítimas, a Secretaria da Assistência Social e da Mulher está desenvolvendo ações preventivas em comunidades e escolas, levando informações e conscientizando a população sobre os direitos das vítimas e os serviços disponíveis. “Estamos entrando nas escolas para trabalhar a prevenção, que é uma parte essencial do nosso papel”, destacou.

Futuro da Assistência Social e novos projetos

Entre os projetos futuros, que serão deixados em andamento  é a criação de uma casa de apoio para mulheres vítimas de violência, sendo uma das prioridades. “Estamos trabalhando para construir uma casa de apoio em parceria  entre Rebouças e  Rio Azul. Esse espaço será seguro e poderá acolher as vítimas em momentos de emergência, oferecendo um local protegido e com atendimento especializado”, afirmou Erlindes Valigura.

O posto avançado atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, diretamente na delegacia, e já se mostra uma ferramenta eficaz no apoio às vítimas de violência. “Tem sido um ano de muitos avanços e fico muito feliz em ver que estamos fazendo a diferença. Ainda temos muito a conquistar, mas estamos no caminho certo”, concluiu a secretária.

Este avanço representa mais do que um serviço. É uma vitória significativa para as políticas de proteção social em Rebouças, mostrando que, com apoio adequado, é possível transformar vidas e oferecer um futuro mais seguro e digno às vítimas de violência.

 

Comentários estão fechados.

Veja Também

Rio Azul se destaca como a cidade mais iluminada da região com modernas luminárias de LED

Por: Clayton Burgath – jornalista O prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski (PSD), de…