Home Geral Com taxas de crédito mais altas, empréstimos e financiamentos devem ser feitos com mais cautela

Com taxas de crédito mais altas, empréstimos e financiamentos devem ser feitos com mais cautela

0

Com a taxa Selic em 10,75% ao ano, o acesso ao crédito ficou mais caro desde o segundo semestre do ano passado. Especialista alerta que antes de realizar qualquer empréstimo, é importante pesquisar o mercado, pois o custo do crédito está muito alto por conta da taxa básica de juros da economia (Selic). Além disso, o difícil acesso ao crédito se dá pela paralisação de várias linhas emergenciais do Governo e que ainda não foram divulgadas novas opções para este ano.

De acordo com o especialista do Núcleo de Acesso ao Crédito da Fiep, João Baptista, é recomendável que as empresas solicitem apenas o crédito necessário para não acumular mais problemas financeiros.

Ele completa sugerindo que as melhores opções disponíveis para as empresas são as linhas de longo prazo, que geralmente são mais baratas. Outra dica é buscar instituições de fomento e desenvolvimento que oferecem opções com taxas mais atrativas e prazos maiores do que os bancos tradicionais de varejo.

Continua após publicidade

O crédito para capital de giro segue como principal alvo da maioria das empresas que precisam de crédito. Ainda em um movimento de retomada, diz o especialista, elas buscam recursos para se recuperar, manter o fluxo de caixa ou até para aumentar a produtividade.

O cenário de crédito para 2022 depende das medidas do Governo, mas a base do último relatório Focus divulgado este mês pelo Banco Central, estima que a Selic deve se manter alta até o fim de 2022, chegando a 12,25% ao ano, aumentando ainda mais o custo dos empréstimos e financiamentos.

BandNews

Comentários estão fechados.

Veja Também

Curi reconhece importância do trabalho do Rotary do Paraná

O deputado estadual Alexandre Curi (PSD), que preside o Poder Legislativo do Paraná, fez u…