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Crise no Magistério: Brasil poderá ter déficit de 235 mil professores na Educação Básica até 2040

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Baixos salários e desvalorização da carreira são principais causas do abandono dos cursos de licenciatura, apontam especialistas

O Brasil enfrenta um alerta preocupante na área da educação: estima-se que, até 2040, o país poderá ter um déficit de 235 mil professores na educação básica. Essa projeção alarmante foi tema central de uma reunião realizada em 12 de dezembro na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília. Deputados, especialistas e representantes de diversas instituições discutiram as causas e possíveis soluções para o problema.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Brasil conta atualmente com 2,3 milhões de professores na educação básica, mas enfrenta uma alta evasão nos cursos de licenciatura. Dados recentes mostram que 58% dos estudantes desses cursos abandonam a graduação antes de concluí-la. “Baixos salários, desvalorização da profissão e ausência de políticas de estímulo são os principais fatores que afastam os jovens do magistério”, destacou a deputada Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP), que convocou a reunião.

“Educação é investimento, não gasto”

Rosilene Corrêa, diretora da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), ressaltou que as dificuldades vão além da formação acadêmica. Segundo ela, os professores que concluem seus estudos enfrentam ambientes de trabalho precários, o que desestimula a permanência na profissão.

“Quando esse professor retorna, ele não encontra um ambiente em que ele se sinta bem aproveitado. Muitos migram para a educação superior porque a formação deles não é valorizada na educação básica”, afirmou Rosilene.

A diretora ainda criticou propostas que envolvem a militarização e privatização de escolas, reforçando que a solução passa por maior investimento público e reconhecimento da educação como um pilar estratégico para o desenvolvimento do país.

“A educação pública não pode ser vista como parte de um pacote de gastos, mas como um investimento essencial para o futuro do Brasil”, defendeu.

Concursos Públicos e Valorização Docente

Outro ponto de destaque na reunião foi trazido pelo deputado Carlos Giannazi (Psol-SP). Ele denunciou práticas que, segundo ele, têm prejudicado a carreira docente, como o leilão de escolas estaduais na bolsa de valores pelo governo de São Paulo e o descumprimento do piso salarial nacional em diversas regiões do país.

“A carreira do magistério está sendo sabotada pelos governos. Não respeitam o piso nacional, atacam a aposentadoria especial e não abrem concursos suficientes para suprir a demanda”, afirmou Giannazi.

Como solução, o deputado defendeu a ampliação da oferta de concursos públicos e a criação de políticas robustas que promovam a valorização da profissão.

Caminhos para a Educação Básica

Além dos parlamentares e educadores, a reunião contou com a presença de representantes de ministérios, do Ministério Público Federal e do Tribunal de Contas, reforçando a necessidade de ações conjuntas entre diferentes esferas do poder público.

A crise no magistério, evidenciada por dados e relatos, demanda respostas urgentes. Investir na formação e valorização dos professores é essencial para evitar um colapso no sistema educacional brasileiro e garantir um futuro promissor para milhões de estudantes.

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