Home Notícias Regionais REBOUÇAS: Falta de padronização nos pisos dos passeios compromete segurança e acessibilidade

REBOUÇAS: Falta de padronização nos pisos dos passeios compromete segurança e acessibilidade

0
AGÊNCIA REBOUÇAS- Rua: José Afonso Vieira Lopes, 303 - Centro, Tel (42) 3457-1100

A cidade de Rebouças, há tempo  vem enfrentando um problema recorrente que compromete a segurança e a acessibilidade dos pedestres: a falta de padronização no piso das calçadas (dos meios-fios). Ou seja, cada proprietário decide, por conta própria, como realizar melhorias nas calçadas em frente aos seus imóveis, o que resulta em diferentes materiais e acabamentos, muitas vezes inadequados.

O zelo e a conservação da frente dos imóveis são atribuições de cada proprietário, mas a falta de uma regulamentação clara tem contribuído para uma situação caótica. O resultado é um cenário no qual “cada um faz como quer”, o que acarreta uma diversidade de calçadas, gerando riscos e dificuldades para os pedestres.

continua após publicidade

 

Um dos principais problemas decorrentes dessa falta de padronização é o perigo iminente para pessoas com dificuldades de acessibilidade. Idosos, cadeirantes, mães com carrinhos de bebê e indivíduos com mobilidade reduzida enfrentam desafios constantes ao transitarem pelas calçadas da cidade. A irregularidade dos pisos aumenta o risco de quedas e acidentes, comprometendo a segurança dessas pessoas.

Além disso, alguns materiais utilizados na pavimentação dos pisos, nos passeios, são demasiadamente lisos, o que amplifica a possibilidade de quedas e lesões.

Diante desse cenário,  alguns legisladores  locais já começam a questionar a situação, uma legislação específica que estabeleça diretrizes para a padronização desses  pisos   começa a se tornar cada vez mais  necessária e urgente, visando garantir a segurança e a acessibilidade de todos os cidadãos.

continua após publicidade

 

Muitos municípios existem normas claras sobre o tipo de material a ser utilizado nesses locais, assim como a padronização dos acabamentos, o que  contribui para a criação de um ambiente urbano mais seguro e acessível. Além disso, é fundamental promover a conscientização dos proprietários sobre a importância de seguir as diretrizes estabelecidas, visando a segurança coletiva.

É necessária uma solução para essa problemática.

 

Comentários estão fechados.

Veja Também

Rebouças sediou 5º Encontro Macro-Regional “SUAS em Movimento” e capacitação para profissionais do CRAS

Evento reuniu 18 municípios para discutir atualizações e aprimorar serviços de proteção so…