Home Saúde Rebouças – profissionais de Saúde local proferem palestra na Unicentro

Rebouças – profissionais de Saúde local proferem palestra na Unicentro

0

A enfermeira Joseli Aparecida Copanski , e a Agente Comunitária de Saúde, Joana Maria Mathias Antunes

Foram convidadas pela professoras da Uni Centro Amanda e Luciana do curso de Fonoaudiologia, para realizarem palestra sobre territorializaçao no SUS. A participação das profissionais de Saúde de Rebouças, ocorreu no último dia 17 de setembro.

Durante a palestra foram abordados:

PRINCIPIOS

UNIVERSALIDADE : saúde e um direito de todos e dever do Estado;

INTEGRALIDADE:  “O homem é um ser integral, bio-psico-social, e deverá ser atendido com esta visão integral por um sistema de saúde também integral, voltado a promover, proteger e recuperar sua saúde.

EQUIDADE: “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”;

Princípios Organizativos

Regionalização e Hierarquização, organizados em níveis crescentes de complexidade;

Descentralização e Comando Único: descentralizar é redistribuir poder e responsabilidade entre os três níveis de governo.

Participação Popular: através dos Conselhos de saúde e as Conferências de Saúde

 

Joceli e Joana também abordaram sobreo inicio dos EFS e sua organização

Um novo modelo de assistência, operacionalizada  por equipes, multiprofissionais .

Numero de famílias determinadas por área 3 a 4.500 mil

Territoralização

Sistema Único de Saúde significa organizar os serviços de acordo com o território, ou seja, conhecer o território, que é onde a vida acontece, e, a partir das suas necessidades organizar os serviços.

Diversos fatores  que condicionam o estado de saúde das pessoas

Infraestrutura existente : moradia ,trabalho, condição social, econômica, espiritualidade, sexualidade gênero diversidade cultural etc…

Qualidade de saneamento, alimentação,

Renda, níveis de violência ,dependência química

Presença de agentes transmissores

Presença de fontes poluidoras.

Na apresentação da ACS Joana,  a mesma expos a importância do trabalho do ACS ,da importância do conhecimento de seu território quanto isto  facilita o atendimento da população , foi também comentado sobre ferramentais utilizados como prontuário, o tablete , as estratificação de risco , da clientela descrita nas micro-áreas.

No que diz respeito às inovações propostas para o trabalho dos profissionais que compõem as equipes de Saúde da Família, destaca-se a inserção de práticas de promoção da saúde, tanto em sua dimensão individual como coletiva, mediante a realização de ações de educação e comunicação em saúde dirigidas ao incentivo a mudanças comportamentais e a determinados hábitos e estilos de vida de indivíduos mediante a participação das equipes em ações intersetoriais voltadas para intervenções sobre determinantes sociais que interferem na qualidade de vida da população descrita nas unidades de saúde. As ações de promoção da saúde no Sistema Único de Saúde são parte do Plano Nacional de Enfrentamento das Doenças Crônicas

Comentários estão fechados.

Veja Também

Campanha de vacinação contra a gripe no Paraná começa na próxima terça-feira (1.º)

A Secretaria Estadual de Saúde começou nesta quinta-feira a distribuição das 332 mil doses…