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Rebouças – Secretária de Saúde rebate comunicado do Hospital Darcy Vargas

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Ela contesta a publicação do hospital, que a alegada justificativa para a demora no atendimento, não se sustenta

por: Clayton Burgath – jornalista

No dia 14 de junho, o Hospital de Rebouças publicou um comunicado em suas redes sociais informando sobre a alta demora nos atendimentos médicos devido à falta de profissionais em algumas unidades básicas de saúde do município. Segundo o comunicado, a unidade hospitalar conta com apenas um médico, “tornando humanamente impossível atender a toda a demanda”. O hospital anunciou que os atendimentos seriam priorizados conforme a gravidade dos casos, determinada pela triagem dos enfermeiros.(ver comunicado ao final)

**Encaminhamentos de Pacientes**

Em resposta ao comunicado do hospital local, Taciele Pes, secretária municipal de Saúde, forneceu uma explicação detalhada sobre a situação.

A secretária informou de que as unidades básicas de saúde têm instruções para encaminhar pacientes ao hospital com uma carta explicativa quando não há médicos disponíveis. “Esse procedimento é parte do acordo contratual com o hospital”, frisa a secretária.

De acordo com Taciele, nesse dia 14,  foram apenas 6 (seis) pacientes encaminhados ao hospital.

**Contrato com Hospital**

Taciele ressaltou que o hospital recebe um valor de R$ 142 mil mensalmente para cobrir atendimentos fora do horário comercial, incluindo finais de semana, feriados e pontos facultativos. “Esse valor também cobre os atendimentos urgentes encaminhados pelas unidades de saúde”, ressalta a secretária.

Ela contesta a publicação do hospital, que a alegada justificativa para a demora no atendimento, não se sustenta. “Pois os encaminhamentos feitos ao hospital, foram de pacientes realmente necessitados de cuidados hospitalares. Eram casos de fato urgentes e, em alguns deles, poderiam ter ido diretamente ao hospital sem passar pelas unidades básicas”, frisa a secretária.

Ela cita como exemplos ocorridos nesse dia: um paciente em virtude de queda de motocicleta, outro paciente com infecção renal grave e ainda outro com sintomas de infarto; o qual foi transportado de ambulância do interior até o hospital.

A secretária finalizou sua explicação reforçando que todos os pacientes encaminhados ao Hospital  D. Darcy Vargas necessitavam de atendimento especializado, e que a publicação do hospital não reflete a realidade dos esforços das unidades básicas de saúde em gerir e encaminhar casos de acordo com a gravidade e necessidade.

**Casos Urgentes que foram encaminhados**

– No dia mencionado (14), o posto do Marmeleiro encaminhou três pacientes, sendo um pela manhã e dois à tarde.

– O posto do Adecir encaminhou dois pacientes durante a tarde: um com lesões de uma queda de moto e outro com uma crise renal aguda.

– O posto  Bonifácio Domingues encaminhou um paciente em situação de urgência.

– As unidades da Barra e Central não encaminharam nenhum paciente no referido dia.

**Ausências Médicas na UBSs justificadas**

Nesta data foram:

– **Dr. Caio**: Médico responsável pelo posto do Marmeleiro, precisou ausentar-se para realizar uma cirurgia de emergência, deixando temporariamente o posto sem cobertura médica.

– **Dra. Caroline**: Médica do posto Bonifácio Domingues, está atualmente em um período de férias de 30 dias, conforme direito previsto.

– **Dr. Milton**: Médico do posto Adecir, estava em seu dia de folga regular, estipulada pelo contrato do programa “Mais Médicos”.

 **Problemas com Pacientes Sem Encaminhamento**

– A secretária destacou que alguns pacientes procuram o hospital diretamente, sem passar pelas unidades de saúde para obter a carta de encaminhamento. Embora isso esteja fora do controle da secretaria, os pacientes são orientados a seguir o protocolo correto.

Taciele acredita que a maioria dos pacientes segue as orientações. “Os casos de procura direta ao hospital são exceções e não  uma via de regra”, conclui a secretária de Saúde de Rebouças.

 

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