Home Notícias Regionais Rio Azul enfrenta constantes quedas de energia: Impactos e ações da Secretaria de Agricultura

Rio Azul enfrenta constantes quedas de energia: Impactos e ações da Secretaria de Agricultura

0

De acordo com um dos relatos, apenas no dia 19 de dezembro, na localidade de Água Quente dos Rosas,  foram 24 quedas de energia elétrica

Por: Clayton Burgath – jornalista

Nesta quarta-feira, 20 de dezembro, o secretário de Agricultura de Rio Azul, Airton Rigo Moretto, em entrevista ao jornalista Clayton Burgath na Rádio Thalento FM, destacou a preocupação com as frequentes quedas de energia elétrica que afetam o município, especialmente nas comunidades rurais, prejudicando atividades produtivas e causando prejuízos aos agricultores.

Segundo Moretto, a situação se agravou nos últimos dias, afetando praticamente todas as comunidades. “Estamos entrando na época da colheita do melhor tabaco, e as interrupções constantes na energia elétrica comprometem a qualidade do produto. Além disso, em alguns casos, prejuízos materiais já ocorreram, como incêndios em estufas elétricas”, afirmou.

Impacto Econômico

Rio Azul é o segundo maior produtor de tabaco do Paraná e o quinto do Brasil, o que exige um fornecimento de energia estável. Contudo, a falta de manutenção nas linhas de transmissão e o crescimento da fumicultura não acompanhados por investimentos adequados na infraestrutura elétrica são apontados como possíveis causas do problema. “É necessário um mapeamento atualizado dos produtores e seus cadastros junto à Copel para refletir o consumo real de energia e a importância econômica do setor”, explicou Moretto.

Ações da Gestão Municipal

Diante da situação, o prefeito Leandro Jasinski acionou o deputado estadual Hussein Bakri, ainda no último dia 19, que intermediou um diálogo com a presidência da Copel em Curitiba. Mas ainda ontem foi realizada uma reunião prévia – via online – sobre o tema.  Outra reunião está agendada (em Curitiba) para o próximo dia 27, com o objetivo de apresentar um relatório detalhado das unidades consumidoras afetadas e buscar soluções urgentes.

Apelo à Participação dos Produtores

Moretto reforçou a importância dos produtores atualizarem seus cadastros junto à Copel e repassarem informações à Secretaria de Agricultura. “Precisamos de dados concretos para exigir melhorias no serviço e assegurar que obras de manutenção sejam realizadas em períodos que não prejudiquem a safra”, orientou.

Planejamento para o Futuro

A secretaria propõe que desligamentos programados para melhorias na rede elétrica ocorram após a safra, evitando prejuízos adicionais.

“Esses problemas não podem mais ser tratados como rotina. É hora de priorizar o planejamento e garantir o fornecimento adequado de energia para sustentar a produção e evitar perdas irreparáveis”, concluiu o secretário.

Comentários estão fechados.

Veja Também

Fogo destrói estufa de fumo em Rio Azul e causa prejuízo a agricultor; vídeo

Nas primeiras horas de sexta-feira (20 de dezembro), um incêndio destruiu uma estufa de fu…