Home Política Romanelli defende valorização dos salários dos trabalhadores do Paraná

Romanelli defende valorização dos salários dos trabalhadores do Paraná

0

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) defendeu, nesta segunda-feira (28), no Sindicato dos Metalúrgicos, a valorização dos salários dos trabalhadores e destacou os 19 anos da instituição do salário mínimo regional no Paraná. “Estamos vivendo um movimento internacional de desvalorização do trabalho, com salários baixos e a resistência de setores patronais em pagar salários adequados”, afirmou Romanelli durante o seminário promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos, em alusão ao “Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho”.

“Este é o desafio: com o diálogo entre os sindicatos e o setor produtivo, valorizar e garantir melhores condições de trabalho, com saúde e segurança para todos”, completou. “Digo isso porque vocês fazem parte de uma categoria diferenciada, mas há muitos outros trabalhadores que não são representados por quem deveria defender seus direitos”, reiterou.

Romanelli destacou que o Paraná mantém, há 19 anos, uma política de piso mínimo regional, que hoje é entre 23,49% e 33,28% superior ao salário mínimo nacional de R$ 1.518,00, beneficiando cerca de 1,5 milhão de trabalhadores. “Quantos sindicatos não respeitam o piso como base para o início das negociações? Infelizmente, muitos. Ao contrário, fazem questão de fechar acordos com valores inferiores ao piso”, observou.

“E o fato concreto é que: ou nos organizamos e lutamos de forma clara para eleger governos comprometidos com os interesses dos trabalhadores, ou a situação, de uma maneira geral, vai piorar muito”, alertou.

Saúde e Segurança

Romanelli acompanhou o presidente do SMC, Sérgio Butka, na assinatura do Protocolo de Saúde e Segurança do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba com as cidades de Curitiba e São José dos Pinhais. O ato contou com a presença da prefeita Nina Singer (PSD), além de lideranças sindicais e gestores municipais.

No seminário, Romanelli ressaltou que os metalúrgicos formam a categoria de trabalhadores mais respeitada do Paraná, destacando a capacidade de mobilização e articulação nas negociações salariais. “O Sindicato dos Metalúrgicos tem papel fundamental no enfrentamento dos desafios para garantir melhores condições de saúde e segurança no trabalho”, disse.

O deputado ainda alertou sobre a elevada incidência de acidentes laborais. Em 2024, quase meio milhão de brasileiros sofreram acidentes de trabalho graves. No Paraná, foram registrados 51.241 acidentes graves, com 170 óbitos.

Tarefa de todos

Nas empresas de médio e grande porte, explicou Romanelli, as Cipas (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes) atuam de forma mais estruturada. “O problema é maior nas pequenas empresas, onde muita gente trabalha em condições extremamente precárias. Esse é um ponto que considero muito preocupante”, apontou.

Segundo o deputado, a valorização, a saúde e a segurança no trabalho se somam a outras pautas importantes, como a redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1. “O setor produtivo do Paraná reclama da falta de mão de obra, mas essa questão será resolvida com melhores salários e melhores condições de trabalho”, afirmou.

“Esta é uma tarefa coletiva de todos nós. Os metalúrgicos nos dão força e inspiração para seguirmos no caminho certo, defendendo o interesse dos trabalhadores, mesmo diante das contradições da sociedade”, finalizou.

(Fotos: Mariana Andreatta/Ascom Deputado Romanelli)

Comentários estão fechados.

Veja Também

Bandeirantes terá edição da Assembleia Itinerante em setembro, diz deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD)

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), atendeu ao deputado…